"O Poderoso Chefão" é um filme de 1972 que mostra a história de Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, um verdadeiro "negociante" que dava proteção para as pessoas. Protegendo somente aqueles que lhe eram leais, Don Corleone tinha o seguinte lema: "Assassinato não é nada pessoal. Apenas negócios", mostrando bastante amor e fidelidade a seus próximos.
No meio de muito sangue e crimes, "O Poderoso Chefão" é considerado um dos melhores filmes americanos de todos os tempos.
No final do filme, após Don Vito Corleone falecer, Michael Corleone, filho mais novo de Don Vito Corleone, assume o lugar de Don Corleone, sendo a partir daí, o chefe da "família" Corleone.
O filme tem mais duas continuações que mostra a vida do novo "Don Corleone", Michael Corleone, interpretado por Al Pacino.
Algumas Curiosidades:
-Chocando todo o público, uma das cenas mais comentadas é a da cabeça de cavalo, que aparece decapitada na cama do magnata Jack Woltz, após o mesmo não aceitar Johnny Fontane, afilhado de Vito Corleone, em um filme que iria produzir. Logo após do filme ser posto em cartaz, diversos grupos em defesa dos animais protestaram contra a cena, que depois Coppola explicou, dizendo que a cabeça foi entregue por uma empresa de ração de cachorro, não significando que o cavalo havia sido decapitado somente para o filme.
Cabeça de cavalo decapitada na cama do magnata
-As duas primeiras opções de atores, para interpretar Vito Corleone no filme, eram o próprio Marlon Brando e o ator Laurence Oliver. Porém, o agente de Oliver negou o trabalho, dizendo que o ator estava muito doente e em breve iria morrer. Vale a pena lembrar que Oliver viveu por mais 18 anos.
-A cena do assassinato de McCluskey foi feita fazendo-se uma testa falsa e colocando-a no ator Sterling Hayden. Um buraco foi feito no centro, enchido com sangue falso, e coberto por próteses. Durante as filmagens um botão foi acionado e um buraco apareceu na cabeça de Hayden.
Cena da morte de McCluskey
-Sua Trilha Sonora é uma das mais conhecidas do cinema.Com ela, o filme pode ganhar inclusive um Grammy
Premiações e Indicações:
Oscar 1973 (EUA)
Venceu:
- Melhor Filme (Albert S. Ruddy)
- Melhor Ator (Marlon Brando)
- Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola)
Indicado:
- Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino, James Caan e Robert Duvall)
- Melhor Diretor(Francis Ford Coppola)
- Melhor Figurino (Anna Hill Johnstone)
- Melhor Edição (William Reynolds e Peter Zinner)
- Melhor Trilha Sonora Original (Nino Rota) (inelegível por ter plagiado a música de Fortunella, que por acaso ele mesmo compôs)
- Melhor Mixagem de Som (Charles Grenzbach, Richard Portman e Christopher Newman)
Globo de Ouro 1973 (EUA)
Venceu:
- Melhor Filme - Drama (Albert S. Ruddy)
- Melhor Diretor (Francis Ford Coppola)
- Melhor Ator - drama (Marlon Brando)
- Melhor Trilha Sonora (Nino Rota)
- Melhor Roteiro Adaptado (Mario Puzo e Francis Ford Coppola)
Indicado:
- Melhor Ator - Drama (Al Pacino)
- Melhor Ator Coadjuvante (James Caan)
BAFTA 1973 (Reino Unido)
- Nino Rota recebeu o prêmio Anthony Asquith para Melhor Música de Filme.
- Indicado nas categorias de Melhor Ator (Marlon Brando e Al Pacino), Melhor Figurino (Anna Hill Johnstone) e Melhor Ator Coadjuvante (Robert Duvall).
Prêmio David di Donatello 1973 (Itália)
- Venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Al Pacino recebeu um prêmio David especial pela sua atuação.
Grammy 1973 (EUA)
- Venceu na categoria de Melhor Trilha Sonora para Cinema ou Especial de TV (Nino Rota).
Matheus Morato- Número 27-9G
Nenhum comentário:
Postar um comentário