Título original: (The Social
Network)
Lançamento: 2010 (EUA)
Duração: 121 min
Gênero: Drama
Sinopse
Em uma noite de outono em 2003, Mark
Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se
senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis
anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem
bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no
entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional.
The Social Network (conhecido no Brasil e em Portugal como A Rede Social) é um filme americano de 2010, sobre a fundação da rede social Facebook e seus desdobramentos. O filme foi
dirigido por David Fincher.
O roteiro de Aaron Sorkin adapta o livro de não-ficção The Accidental
Billionaires, escrito por Ben Mezrich. Nenhum funcionário Facebook, ou seu fundador
Mark Zuckerberg, se envolveu na produção do filme, embora Eduardo Saverin tenha sido um consultor para o livro de Mezrich.Foi distribuído pela Columbia Pictures e estreou em 1 de outubro de 2010 nos Estados Unidos, 4 de novembro de 2010 em Portugal e 3 de dezembro do mesmo ano no Brasil.
The Social Network foi geralmente aclamado pela crítica mundial, com
os críticos aplaudindo sua edição, atuação, trilha sonora, direção e roteiro. O
filme apareceu em 78 listas de melhores filmes do ano; 22 como número um.
Recebeu oito indicações ao Oscar, incluindoMelhor Filme (Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e
Scott Rudin), Melhor Diretor (David Fincher) e Melhor Ator (Jesse Eisenberg), vencendo nas categorias de Melhor Roteiro
Adaptado (Aaron Sorkin), Melhor Edição (Kirk Baxter e Angus Wall) e Melhore Trilha
Sonora Original (Trent Reznor e
Atticus Ross). Também venceu quatro Golden Globes,
para Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro
(Aaron Sorkin) e Melhore Trilha Sonora (Trent Reznor e Atticus Ross).
Produção
Música
Em 2011, Trent Reznor e Atticus Ross ganharam um Oscar e um Globo de Ouro por Melhor
Trilha Sonora Original, para o filme A Rede Social.
Bilheteria
Debutou na primeira posição em seu primeiro final de semana nos cinemas
dos Estados Unidos, arrecadando US$23 milhões. Permaneceu nessa posição no
final de semana seguinte, com US$15,5 milhões, acumulando 46 milhões em seus
primeiros quinze dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário